Bancos devem adotar medidas para evitar espera nas filas em Bento Gonçalves
A Justiça acolheu o pedido feito pelo Ministério Público e determinou, em caráter liminar, que os estabelecimentos bancários de Bento Gonçalves adotem providências, de forma imediata, para agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera nas filas.
A partir de uma ação civil pública ajuizada pelo promotor Alécio Silveira Nogueira, a decisão estabeleceu que na senha de ingresso dos clientes deve aparecer, além do horário de entrada, o horário de saída do estabelecimento. Além disso, os relógios de emissão das senhas devem ser aferidos pelo Inmetro. Também ficou determinado que os bancos devem respeitar a lei municipal que estabelece o tempo máximo que os clientes podem esperar pelo atendimento (que varia de 15 a 35 minutos, dependendo o dia do mês), sob pena de multa de R$ 3 mil para cada cliente lesado. Os estabelecimentos também têm 15 dias para afixar cartazes indicando o número de telefone do Procon para o caso de denúncias. A multa por dia de descumprimento da medida é de R$ 3 mil.
Conforme o Promotor, a ação foi ajuizada em virtude de uma série de reclamações feitas por moradores de Bento Gonçalves de demora excessiva no atendimento nas instituições financeiras do Município. De acordo com Alécio Nogueira, uma investigação foi desenvolvida ao longo de oito meses pelo MP em parceria com o Procon e, em diversas oportunidades, durante as fiscalizações, verificou-se que a permanência nas filas extrapolava o tempo previsto na lei.