Ação quer estimular desenvolvimento de projetos de auxílio a moradores de rua
O fortalecimento da rede de assistência e auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade social é um dos principais objetivos do projeto De Volta para Casa, que está na II Edição. A iniciativa foi apresentada nesta terça-feira, em evento realizado na Casa do Artesão, em Porto Alegre. O projeto, que integra a Rede Parceria Social (RPS), vai disponibilizar R$ 300 mil para projetos desenvolvidos por entidades que tenham como propósito atender pessoas em situação de rua. Os recursos são financiados pelo Grupo CEEE.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos (CAODH), Francesco Conti, destacou, no evento, o apoio do Ministério Público à iniciativa. “É atribuição constitucional do MP a defesa desta população e a busca da garantia dos seus direitos. Mas não há Instituição que, sozinha, resolva este problema. Este é um trabalho que precisa ser feito em rede, e deve alcançar o êxito por meio destas iniciativas”, disse.
O secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, destacou que a Rede Parceria Social, sob coordenação da Pasta, é um programa de fomento de entidades da sociedade civil, envolvendo a cooperação entre o Governo, o terceiro setor e a iniciativa privada. As empresas financiam projetos de organizações com ações reconhecidas no âmbito social. Estas, por sua vez, disponibilizam editais que devem ser preenchidos pelas organizações comunitárias que trabalham em todo o Estado. Os projetos são analisados pela Comissão de Avaliação, e os selecionados recebem financiamento e capacitação.