Ação busca reduzir tempo de espera nas filas dos bancos em Bento Gonçalves
A demora no atendimento e o excesso de tempo que os moradores de Bento Gonçalves são obrigados a aguardar nas filas dos bancos levaram o Ministério Público a ajuizar uma ação civil pública contra o Banco do Brasil, Banrisul e Santander.
De acordo com o promotor de Justiça Alécio Silva Nogueira, por oito meses a Promotoria e o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) do Município desenvolveram um trabalho de fiscalização nos bancos para verificar se cumpriam a legislação municipal, que prevê que o tempo máximo de espera deve ser 25 minutos.
“Em várias oportunidades, durante as fiscalizações, verificou-se que a permanência nas filas extrapola e muito o tempo previsto na lei. Foram centenas de circunstâncias”, relata o Promotor. Segundo Alécio Nogueira, a investigação teve início em virtude de diversas reclamações feitas pela população ao Procon e ao MP.
A ação pede, em caráter liminar, que os bancos adotem medidas que tornem o atendimento mais ágil, com o emprego de senhas com registro de entrada e saída do cliente do estabelecimento, indenização por dano moral coletivo e aplicação de multa diária por atraso constatado, contando, para isso, com apoio do Procon para fiscalizações regulares das instituições.