Exploração sexual de crianças e adolescentes é debatida em Palmeira das Missões
A terceira edição da 8ª Jornada Contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes aconteceu nesta segunda-feira, 5, no anfiteatro do Centro Cultural Professor Mozart Pereira Soares, na cidade de Palmeira das Missões.
Sob o lema Comunidade Escolar em Ação, os trabalhos da jornada iniciaram à tarde, com a realização da Jornadinha. Aproximadamente 200 estudantes de escolas estaduais e municipais da cidade participaram das atividades, sob a coordenação do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Após, foi realizada a audiência pública, sob a coordenação do deputado Fabiano Pereira. O parlamentar avaliou que em quatro anos de trabalho mais de 12 mil pessoas acompanharam as audiências da jornada. Segundo ele, a atividade proporciona a interação entre o poder público, MP, Judiciário e sociedade civil, e traz resultados importantes, como o projeto Sentinela (Programa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes).
A audiência contou com a participação do promotor de Justiça de Palmeiras das Missões, João Paulo Bittencourt Cardozo, do juiz do Município, João Paulo Bernstein, do representante da Procuradoria Geral do Estado, Nereu Piovesan, e do vice-prefeito da cidade, Jorge Brizola, além de entidades de assistência e atendimento aos menores da região.
A JORNADA
A Jornada Contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma realização da Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. As duas primeiras edições do ano foram realizadas em Serafina Corrêa e Tapes.
Desde sua primeira edição, em 2003, a Jornada realizou mais de 70 audiências públicas em 50 municípios do Estado. Para o segundo semestre deste ano, estão previstas mais quatro edições, nas cidades de Dom Pedrito, Horizontina, São Borja e Viamão.