MP de São Leopoldo envolve comunidade no combate às drogas
Para estimular o envolvimento da comunidade no combate às drogas, discutir estratégias e políticas públicas de conscientização e repressão ao consumo, a Promotoria de Justiça de São Leopoldo, por meio da atuação da promotora de Justiça Débora Rezende Cardoso, com apoio do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), promoveu debate e palestra alusiva à Semana de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas Lícitas e Ilícitas no Município. O evento teve como palestrante o promotor de Justiça aposentado e comunicador do Grupo RBS, Cláudio Brito.
Diversas entidades públicas e privadas participaram da iniciativa, realizada no auditório da Promotoria no dia 1º de julho. Conforme a Promotora de Justiça, a ação obteve resultados positivos, uma vez que a comunidade pôde debater a temática, abordar as dificuldades enfrentadas e o que São Leopoldo precisa evoluir em termos de políticas públicas de prevenção e tratamento.
Além disso, Débora Cardoso explica que o evento também teve como propósito apresentar à população o Conselho Municipal de Entorpecentes, criado no ano passado. “A criação do órgão foi algo sobre o qual trabalhamos com muita persistência por mais de um ano, tivemos que alterar legislação municipal para formação do Conselho”, relembra. Integram o Conselho representantes da sociedade civil e do poder público, com a missão de elaborar e fiscalizar as políticas relacionadas à prevenção e repressão de entorpecentes. “O que se espera é que a comunidade conheça e atue junto ao Conselho, para que o poder público não fique isolado no combate às drogas”, esclarece a Promotora.
Entre os participantes do evento estiveram o promotor de Justiça Criminal de São Leopoldo, Sérgio Luiz Rodrigues; a promotora de Justiça Especializada de São Leopoldo, Mara Cristiane Job Beck Pedro; o presidente do Conselho Municipal do Entorpecente, Manoel Binoni Bandeira; e o representante do Prefeito, Charles Pranke.