Quase mil agasalhos arrecadados em campanha do MP são doados à Spaan
As quase mil peças de roupas e calçados que foram doados durante a campanha do agasalho do Programa Doe +, promovido pelo Ministério Público, foram repassadas à Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) nesta terça-feira, 29. A entrega foi feita pela procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, Francesco Conti, e pelo chefe de gabinete da PGJ, Benhur Biancon Junior, ao presidente da entidade, Edegar da Silva Quintana.
Na oportunidade, a Procuradora e os Promotores conheceram o local que abriga 125 idosos carentes. Embora tenha capacidade para 150 pessoas, problemas na infraestrutura do prédio levaram à desocupação de uma das alas. Simone Mariano da Rocha lembrou que o fortalecimento da rede de proteção à pessoa idosa é um dos focos de atuação que consta no Planejamento Estratégico do Ministério Público. Francesco Conti ressaltou, também, que é do MP a atribuição legal de agente protetor dos idosos.
O presidente Edegar da Silva Quintana destacou a importância das doações, esclarecendo que as peças recebidas pela entidade passam por reparos e por uma seleção. As que não forem adequadas aos idosos são vendidas em um brechó promovido por voluntárias da Sociedade, e o dinheiro arrecadado é investido na entidade. “Todos os meses sabemos que aproximadamente 52% das despesas da Spaan serão custeadas com apoio dos parceiros. Quanto ao restante, nunca temos certeza. Sempre é uma luta fechar o mês com as contas em dia”, relatou Edegar.
“Ficamos muito satisfeitos em dar esta contribuição, que é apenas uma forma que encontramos para demonstrar o reconhecimento do Ministério Público pela dedicação dos funcionários e voluntários da Spaan e pelo trabalho que a entidade desempenha”, disse a Procuradora-Geral.
A SPAAN
A Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados é o instituto de longa permanência, denominação legal dada aos asilos. A unidade abriga idosos carentes. Alguns, deixados no local pelas famílias; outros, por vontade própria. Na Spaan, recebem os cuidados de que necessitam, incluindo assistência médica, e a atenção dos funcionários e voluntários. A manutenção é feita principalmente através da colaboração da comunidade, empresas parceiras e grupos de serviço.
Há diversas formas de colaborar, entre elas contribuições bancárias ou doações em alimentos, utensílios e outros objetos necessários para atendimento aos idosos. O contato com a entidade pode ser feito pelo telefone 3247-7400 ou pelo e-mail contato@spaan.org.br.