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Ministério Público lança revista institucional e homenageia a Imprensa

Ministério Público lança revista institucional e homenageia a Imprensa

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Chefe do MP ressaltou a relevância da parceria e do apoio da Imprensa na divulgação das ações realizadas pela Instituição

A Revista Ampla, publicação institucional do Ministério Público, foi lançada na manhã desta terça-feira, 1º de junho e Dia da Imprensa, em um café da manhã para jornalistas profissionais e representantes de veículos de comunicação do Estado.

“Elegemos dentre os objetivos do Ministério Público o de ampliar e aprimorar nossa comunicação interna e externa. E estamos firmes no cumprimento deste desafio”, afirmou a Procuradora-Geral de Justiça. Foi com este intuito, conforme Simone Mariano da Rocha, que foi idealizada a revista do Ministério Público: “a Ampla será uma publicação que contribuirá para a divulgação das ações da Instituição, que será um canal representativo de integração interna e externa, agregando ainda mais transparência aos nossos atos”.

A Chefe do MP ressaltou a relevância da parceria e do apoio da Imprensa na divulgação das ações realizadas pelo Ministério Público, “para levar à opinião pública, ao cidadão comum, as informações que dizem respeito à nossa Instituição, para que a sociedade nos conheça e saiba que é ao Ministério Público que pode recorrer quando entender que seus direitos estão vulneráveis”.

HOMENAGEM À IMPRENSA

A oportunidade também foi de homenagem ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da comunicação, uma vez que 1º de junho também marca a comemoração do Dia da Imprensa. Simone Mariano da Rocha lembrou que foi nesta data, há 202 anos, que era impresso, em Londres, o primeiro periódico brasileiro, num momento em que era proibida, pela Coroa portuguesa, a circulação de quaisquer impressos em território nacional. “O tema da liberdade foi, assim, um dos primeiros a ser abordados na incipiente publicação. Felizmente, hoje a liberdade é intangível”, disse, destacando que Imprensa e Ministério Público têm atribuições muito semelhantes na defesa deste valor: “são laços semelhantes que nos unem. Que nascem da crença em uma sociedade de oportunidades iguais e do pleno exercício democrático, do respeito à lei e fiscalização de sua aplicação”.

Esta proximidade foi salientada, ainda, pelo presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Erci Pereira Torma, que também abordou um histórico sobre o desenvolvimento da Imprensa no Brasil, exaltou a iniciativa do Ministério Público em criar este novo canal de comunicação e parabenizou à Procuradora-Geral de Justiça pelas iniciativas. “Que a revista obtenha pleno sucesso, e alcance os objetivos demandados por esta administração. É uma conquista extraordinária”, disse.

COMUNICAÇÃO NO MP

Ainda com o propósito de aprimorar a comunicação interna e externa, Simone Mariano da Rocha destacou outras ações em desenvolvimento, como a contratação, via licitação, de uma empresa de consultoria para a área e também de uma agência de publicidade. Outra iniciativa foi a distribuição de um Guia de Relacionamento com a Imprensa, cujo objetivo é apresentar sugestões para o contato dos Procuradores e Promotores de Justiça com os Jornalistas. Também falou sobre o programa Portas Abertas, que envolve todos os projetos do Ministério Público, com a finalidade de promover uma aproximação ainda maior da Instituição com a sociedade, e torná-la reconhecida com o perfil constitucional que lhe é atribuído, de agente de transformação social.

A REVISTA AMPLA

A Revista Ampla será uma publicação trimestral com informações sobre a atuação do Ministério Público, distribuída internamente e externamente. O primeiro número traz iniciativas, como o Programa Portas Abertas, resultados alcançados, um giro pelas Promotorias do Interior, o trabalho das Subprocuradorias de Justiça e exemplos de iniciativas que fazem a diferença em outros assuntos. Segundo a coordenadora do Gabinete de Comunicação Social, promotora Martha Weiss Jung, a publicação tem o objetivo de aproximar o Ministério Público da sociedade, levando ao conhecimento do cidadão as ações desenvolvidas pela Instituição e o impacto por elas gerado.

Estiveram presentes, no lançamento da publicação, os subprocuradores-gerais de Justiça Delmar Pacheco da Luz e Luiz Carlos Ziomkowski; a secretária-geral do MP, Ana Maria Schinestsk; a coordenadora do Gabinete de Comunicação Social, Martha Weiss Jung; promotores de Justiça do Ministério Público da Bahia, Maria Lúcia Cintra e Waldemar Leão da Silva; o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes; o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, Alexandre Gadret, representando também a rede Pampa; Eurico Meira, do grupo RBS; Rosane Frigeri, representante do Grupo Record e da Empresa Jornalística Caldas Júnior; Fernando Guimarães, da Rede Bandeirantes, entre outros Procuradores e Promotores de Justiça e jornalistas.



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