Ministério Público lança projeto de incentivo à doação de órgãos
O Ministério Público lançará, na próxima segunda-feira, 31, às 11h, no saguão da sede da Instituição (Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80), o Programa "Abra as portas do seu coração, Doe +, Doação de órgãos e tecidos + Vidas". O programa é uma iniciativa do Ministério Público, por intermédio do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos. O objetivo é conscientizar as pessoas da importância de ser doador de órgãos, visando o aumento do número de transplantes no Estado.
No lançamento do Programa, o Ministério Público assinará, juntamente com o Via Vida Pró-Doações e Transplantes, a Federação das Associações dos Municípios do RS – Famurs, e a Fundação de Economia e Estastística, termo de cooperação técnica que objetiva realizar levantamento de dados relativos à captação e à doação de órgãos nos municípios do Estado.
Das 10h às 16h, será feito o cadastramento das pessoas interessadas em doar medula óssea, com a parceria da Associação de Apoio às Pessoas com Câncer - Aapecan, Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul - Hemorgs e Poder Judiciário. Estará disponível, no local, a unidade móvel da Hemocentro para a coleta de amostra de 5ml de sangue das pessoas que manifestarem interesse em ser doador de medula óssea.
Os interessados deverão apresentar-se na unidade móvel, com o formulário preenchido e documento de identidade para retirar a amostra. O formulário estará disponível na internet e poderá ser preenchido também no local, com o auxílio dos servidores que estarão disponíveis para o cadastramento.
Na oportunidade, serão fornecidos certificados do "Projeto Doar é Legal", do Poder Judiciário, aos doadores de órgãos e tecidos para que mostrem aos seus familiares e amigos a fim de que saibam da sua intenção.