Entidades querem mapeamento de abrigos que atendem crianças
O Teatro Dante Barone, da Assembléia Legislativa do Estado, foi palco, nesta quinta-feira, dia 15, para o primeiro dia do seminário “Viver em Família: Nosso Direito”, realizado pelo Ministério Público, Instituto Amigos de Lucas, Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Congresso Nacional, Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social e Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, com promoção da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e Juventude e UNICEF.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça. Roberto Bandeira Pereira destacou que discutir o tema "é investir naquilo que representa a única saída para o nosso processo civilizatório, que é investimento no futuro, investimento nas crianças e adolescentes".
O seminário também serviu para que o Ministério Público, Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente firmasse um termo de cooperação. Ficou acertado que será feito um mapeamento oficial da rede de abrigos governamentais e não-governamentais que atendem crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul. O objetivo do convênio é saber o total de abrigos que existem, seus métodos de trabalho e o perfil dos atendidos. (Jorn. Célio Romais)