Denunciado ex-gerente que desviou dinheiro de cliente para pagar contas pessoais e aplicar na Bolsa de Valores
O então gerente do Banco do Brasil da agência de Pinheiro Machado, na Zona Sul do Estado, que transferiu para a sua própria conta ou sacou mais de R$ 600 mil de contas bancárias de clientes, foi denunciado pela Promotoria de Justiça local pelo crime de peculato. A denúncia do promotor Rudimar Tonini Soares foi recebida pelo Judiciário local e tramita mantendo o sigilo bancário das vítimas.
De acordo com sindicância interna do estabelecimento, que culminou em ocorrência policial, o então gerente-geral da única agência do Banco do Brasil de Pinheiro Machado usou seus próprios comandos eletrônicos (chaves) e de um estagiário para realizar as operações bancárias. O dinheiro era sacado no caixa ou mesmo transferido diretamente para a sua conta. Ficou apurado que o denunciado usou os valores desviados para pagamento de suas próprias despesas e também em aplicação na bolsa de valores. Os desvios foram praticados entre os meses de julho e novembro de 2008. A própria entidade bancária ressarciu a vítima.
O promotor de Justiça Rudimar Tonini Soares explica que o profissional foi denunciado por peculato. Por ser funcionário de uma sociedade de economia mista, para efeitos de direito penal, ele é comparado a um funcionário público. Assim, se condenado, a pena será de dois a 12 anos de reclusão e multa.