Homem é condenado por homicídio qualificado em Caxias do Sul
Em sessão realizada na segunda-feira, 8, o Tribunal do Júri da Comarca de Caxias do Sul condenou Zanir Domingos Calza à pena de 13 anos de reclusão, a ser cumprida em regime inicial fechado, por homicídio qualificado, praticado por motivo torpe.
Em 22 de novembro de 2001, ele matou José Luís da Silva Machado, o Macha, por volta das 21h30min, no interior do Bar Tramandaí, no bairro Devio Rizzo. Na ocasião, a vítima jogava pebolim com amigos, no interior do bar, quando Zanir chegou à porta e, sem qualquer palavra ou discussão, desferiu um tiro que alvejou José Luis na testa. A vítima foi socorrida, sobreviveu por três dias, mas faleceu no hospital. O crime ocorreu porque a vítima, um homem de 40 anos e sem nenhum antecedente criminal, estava acusando Zanir e um terceiro de serem autores do roubo de uma motocicleta na oficina de seu irmão.
Os jurados acolheram a tese de homicídio qualificado pela torpeza, bem como os quesitos de falso testemunho relativamente a duas testemunhas de defesa, autorizando, assim, a instauração de inquérito policial pelo delito de falso testemunho. A acusação foi sustentada pela promotora de Justiça Silvia Becker Pinto, titular da Vara do Júri. Ela já interpôs recurso de apelação porque entendeu que a pena aplicada foi insuficiente. Atuou na defesa o advogado Airton Barbosa de Almeida.