Empresa firma acordo para compensar prejuízos após problemas na rede elétrica
Um acordo firmado durante uma audiência de conciliação entre Ministério Público e a empresa AES Sul estabeleceu medidas que deverão ser cumpridas pela companhia para compensar danos causados por problemas na rede de energia elétrica em nove municípios da região centro-serra do Estado. A audiência foi realizada na sexta-feira, 19, na Comarca de Arroio do Tigre.
A AES Sul se comprometeu em arcar com a indenização em favor do Hospital Santa Rosa de Lima, efetuando os reparos necessários na parte elétrica da instituição. Um projeto deve ser apresentado em até dez dias. Além disso, construirá uma subestação de energia de 50 MW até o dia 31 de dezembro. A Justiça fixou multa de R$ 2 mil por dia de descumprimento da medida.
A audiência de conciliação foi realizada após o Ministério Público ajuizar uma ação civil pública contra a empresa, em virtude dos prejuízos causados aos moradores da região. A ação, conduzida pelos promotores Martin Albino Jora, de Arroio do Tigre, e João Afonso Beltrame, de Sobradinho, apontou que a população convive com sucessivas alterações nos níveis de tensão, danificando os aparelhos eletrônicos. Também indicou que sofre com as constantes interrupções no serviço de energia elétrica, prejudicando atividades fabris e comerciais. O tema também foi debatido em audiência pública, realizada em Sobradinho no último dia 17.
Uma nova audiência na Justiça será realizada no dia 3 de março, às 14h, na Comarca de Arroio do Tigre.