Promotoria de Igrejinha atua em prol da proteção do patrimônio cultural
A restauração e a preservação do prédio histórico “Casa de Pedra” motivou encontro, no último dia 10, entre o promotor de Justiça de Igrejinha, Michael Schneider Flach, autoridades municipais, o deputado estadual Alberto Oliveira e a secretária de Cultura Mônica Leal.
A matéria está sendo discutida em inquérito civil na Promotoria, no qual já foi realizado termo de ajustamento com o Município, que resultou no tombamento municipal da edificação.
De acordo com o Promotor de Justiça, “o local ainda carece de um projeto técnico apropriado e de recursos financeiros para o seu completo restauro”. Acrescenta que, com o projeto, a casa de pedra “finalmente receberá a devida destinação, voltada para os interesses comunitários e de valorização do patrimônio cultural”.
Ficou acertada a realização, em 2 de março, em Igrejinha, de um seminário sobre a Lei de Incentivo à Cultura. “Temos realizado estes encontros pelo interior exatamente para que as comunidades tenham ideia dos procedimentos a serem desenvolvidos com a finalidade de construírem projetos e buscarem recursos nas questões culturais”, explicou a secretária da Cultura, Mônica Leal.
A Casa de Pedra tem fundamental importância para a colonização da região, a partir de 1846. A edificação serviu de entreposto comercial e de elo entre as antigas colônias que então se desenvolviam no Vale do Paranhama, Região das Hortênsias, Campos de Cima da Serra e Vale dos Sinos.