Operação fiscaliza bares e casas noturnas de São Gabriel
Dando sequência ao projeto “São Gabriel contra o crime”, o Ministério Público, a Polícia Civil e a Brigada Militar realizaram no último sábado, 16, mais uma operação de fiscalização em bares, casas noturnas e pontos de vendas de drogas no município. A ação, que teve início às 21h e 30 min. e encerramento perto das 2h do domingo, teve acompanhamento da promotora de Justiça Ivana Machado Battaglin. No total, foram abordadas e identificadas 142 pessoas, fiscalizados 37 veículos e vistoriadas seis casas noturnas e seis bares. Participaram da ação 15 policiais militares e outros nove policiais civis.
De acordo com a promotora Ivana Battaglin, reuniões semanais entre MP, BM e Policia Civil são realizadas para avaliação dos trabalhos e planejamento de novas operações. “O que temos notado é que alguns locais onde eram praticadas atividades ilegais fecharam as portas, pois seus frequentadores passaram a se sentir intimidados, o que é um ponto positivo”, avalia.
A Promotora também ressalta que após o lançamento da campanha, em julho de 2009, aumentou a participação da população de São Gabriel através de denúncias anônimas para coibir o crime, especialmente sobre pontos de tráfico de drogas na cidade. Battaglin revela, também, que os registros de ocorrências policiais diminuem consideravelmente após a realização das ações nos bairros do município. “Quem pensa em fazer alguma coisa desiste por não saber quando as forças policiais estarão nas ruas novamente. São Gabriel fica bem mais tranquila”, finaliza a Promotora de Justiça.