Ministério Público premia jornalistas
A Procuradoria-Geral de Justiça, a Associação do Ministério Público e a Fundação Escola Superior do Ministério Público entregaram, na manhã desta segunda-feira, 14, Dia Nacional do Ministério Público, os prêmios aos jornalistas vencedores da 11ª edição do Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul. A comissão julgadora do concurso – integrada, também, pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – definiu as matérias jornalísticas ganhadoras do prêmio/2009 após examinar 46 trabalhos inscritos. Aos laureados foram distribuídos prêmios em dinheiro, troféus, bem como um final de semana no Hotel Continental, em Canela. O evento aconteceu no Palácio do Ministério Público.
CATALOGADAS
Após saudar os jornalistas premiados e enaltecer a riqueza das matérias apresentadas, a Procuradora-Geral de Justiça sublinhou o propósito do prêmio, criado para selecionar as matérias jornalísticas que melhor expressam o trabalho e esclarecem a opinião pública sobre as competências e atribuições constitucionais do MP, bem como a atuação de seus membros junto à sociedade. Simone Mariano da Rocha também frisou o apoio fundamental das entidades promotoras do prêmio que, hoje, “é uma realidade e está consolidado no meio jornalístico gaúcho”. Ela observou, ainda, que várias reportagens premiadas se encontram catalogadas no Memorial do MP. “Narram histórias tristes, alegres, mas retratam a ação do Promotor de Justiça que, quer como agente político ou fiscal da lei, age em defesa da sociedade”.
DEMOCRACIA
Simone Mariano da Rocha referiu o leque de atribuições do Ministério Público, a atuação dos seus membros nas mais diversas áreas e o trabalho dos jornalistas que, no dia a dia, “colaboram informando e denunciando a violação de direitos e os casos de corrupção que assolam nosso país, numa sociedade cada vez mais pulverizada por interesses diversos”. E na defesa intransigente da democracia, da probidade, de condições melhores de vida da sociedade, assinalou que o MP gaúcho reconhece a função relevante da Imprensa.
CAPACITADA
A valorização e reconhecimento profissional do jornalista são importantes, destacou a Chefe do MP, dizendo que qualquer sociedade que se pretende moderna e democrática, além de instituições fortes, deve contar com uma Imprensa livre e capacitada. Uma Imprensa respeitada pela credibilidade de seus veículos e profissionais, atenta à boa, correta e isenta informação, “pode ser uma aliada do MP na luta, por exemplo, pela moralidade e improbidade”, disse Simone, acrescentando que cada um com suas armas pode combater “as mazelas da sociedade e prestar uma contribuição inestimável para a construção do conceito de cidadania na vida da população”.
PREMIADOS
O jornalista Daniel Scola, da RBSTV, falou em nome dos premiados. Após agradecer a distinção, ressaltou que o Prêmio Jornalismo do MP é um dos mais importantes da categoria. Ele enfatizou que as matérias produzidas e selecionadas acabaram conquistando o prêmio, “mas tudo começou com a atuação dos Promotores que sempre foram sensíveis ao trabalho da Imprensa”. O presidente da ARI, Erci Pereira Thorma, também destacou as reportagens inscritas na 11ª edição, referindo que “o trabalho executado pelo o MP e a Imprensa se confunde e o destinatário é a sociedade”.
MOEDA
O vice-diretor da Fundação Escola Superior do MP, Amilcar Fagundes Freitas Macedo, registrou sua satisfação em participar do evento e da comissão julgadora do prêmio. Para Amilcar, o trabalho do Ministério Público e da Imprensa é uma moeda de dois lados: “uma tem a missão de combater e outra de denunciar”. O presidente da AMP, Marcelo Dornelles, recordou a história do prêmio, criado dez anos após a promulgação da Constituição Federal e idealizado justamente pela dificuldade de compreensão da sociedade do papel do MP. “Hoje, o prêmio alcançou dimensão e o êxito esperado e Imprensa e Ministério Público mantém uma parceria fundamental para defender os anseios da sociedade”, concluiu Dornelles.
Veja aqui os vencedores do prêmio jornalismo.