Ministério Público comemora seu dia mais próximo da população
O cidadão que reside nas comunidades porto-alegrenses da região do Cristal, Glória e Cruzeiro terá uma boa oportunidade para reivindicar seus direitos na próxima segunda-feira, 14. Justamente no Dia Nacional do Ministério Público, a Instituição vai ficar mais próxima da população, a partir das 13h30min, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alberto Bins, localizada na Avenida Moab Caldas, 150. Em mais uma edição do projeto Ministério Público na Comunidade, os membros da Instituição farão atendimentos individuais e aos líderes comunitários em diversas áreas de atuação. O evento será aberto pela procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha.
Nesta edição, uma parceria com o Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul – Sindiregis, Escola Notarial e Registral, Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul e os Colégios Registral e Notarial proporcionará um atendimento especial para quem deseja orientações em matéria registral e notarial. O Tribunal Regional Eleitoral também será parceiro no evento. A 114ª Zona Eleitoral entregará o título de eleitor para os 50 primeiros atendidos e os demais receberão o documento em data a ser agendada.
Da parte do Ministério Público participação a Ouvidoria, os Centros de Apoio Operacionais e as Promotorias Especializadas da Infância e Juventude, Defesa do Meio Ambiente, Ordem Urbanística, Cível e do Patrimônio Público, Defesa dos Direitos Humanos, Criminal, e de Defesa do Consumidor.
Conforme o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luiz Carlos Ziomkowski, a importância do evento se dá “pelo impacto social da iniciativa, indo ao encontro da premissa que norteia o Mapa Estratégico, ou seja, ser reconhecido como Instituição efetiva na transformação da realidade social e protetora dos direitos fundamentais”.
Em um primeiro momento, a partir das 14h30min, será feita uma consulta comunitária. Após inscrição, os representantes de entidades terão cinco minutos para fazer uma breve explanação de suas reivindicações. Em relação aos atendimentos individuais, cada pessoa terá 10 minutos para apresentar reclamação, denúncia, comentário, pedido de informação, elogio, crítica e sugestão. Todos os atendimentos feitos no evento terão um retorno do Ministério Público após serem apreciados internamente.