MP de Santa Maria solicita cassação de vereador
O Ministério Público de Santa Maria ajuizou, na última sexta-feira, 27, ação civil pública contra o vereador Jorge Ricardo Xavier. O promotor de Justiça de Defesa Comunitária, João Marcos Adede y Castro, pede a cassação do parlamentar. Ele é suspeito de exigir parte do salário de funcionários do seu gabinete.
Na quinta-feira, 26, Adede y Castro ouviu testemunhas, entre elas atuais assessores e ex-servidores do vereador. Eles disseram que eram forçados a dar parte de seus rendimentos sob ameaça de demissão. De acordo com o inquérito instaurado em outubro, o parlamentar recolhia dinheiro para cobrir as despesas de eventos de seu interesse, como políticos, o que caracteriza improbidade administrativa. Alguns funcionários chegaram a entregar mais de R$ 400 ao vereador.
O parlamentar também foi ouvido pela Promotoria de Justiça na semana passada. Ele negou as denúncias e disse que as contribuições de seus funcionários seriam espontâneas. Xavier pode perder o cargo, a exemplo do ex-vereador Júlio Brenner, que, em 2008, foi cassado por obrigar uma funcionária a dividir seu salário com outros servidores do gabinete. (Por Matheus Rivé)