Seminário do MP debaterá igualdade racial
O Ministério Público realiza na próxima segunda-feira, 16, o seminário “Estatuto da Igualdade Racial”, organizado pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos. A solenidade de abertura acontece às 9h, no auditório Marcelo Küfner, na sede da Instituição. O evento, aberto ao público, integra a 19ª Semana da Consciência Negra, sob o tema “Afirmação da negritude e o desenvolvimento local”.
Participam como debatedores o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, promotor Francesco Conti; a coordenadora de Política de Igualdade Racial da Secretaria de Justiça e do Desenvolvimento Social, Sátira Machado; o deputado estadual Raul Carrion; o coordenador do Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro de Porto Alegre, Clóvis André Silva da Silva; o vereador Tarcísio Flecha Negra; e o coordenador do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Consciência Negra, Vitor Hugo Amaro.
Segundo o promotor Francesco Conti, é imprescindível o envolvimento do Ministério Público nas temáticas raciais, principalmente no que diz respeito à legislação. Conforme Conti, “é necessário que se reconheça a desigualdade histórica para com as comunidades negras. E o Ministério Público não pode se ausentar da discussão que envolve a desigualdade racial”.
Para o Promotor de Justiça, todos devem se questionar sobre os motivos pelos quais a população negra compõe grande parte da sociedade brasileira mas ainda continua com pouca representatividade nos cargos diretivos, “seja no âmbito privado, ou mesmo no público, incluindo o sistema de Justiça”.