Arroio Grande: animais recebem atendimento em unidade móvel
O município de Arroio Grande, na zona sul do Estado, resolveu um problema comum que cidades deste porte enfrentam: o abandono de animais nas ruas. Desde o último dia 6, está em funcionamento uma unidade móvel, cujo objetivo é realizar procedimentos veterinários em animais recolhidos ao canil local e de particulares que sejam reconhecidamente carentes.
A unidade móvel é resultado de um acordo entre o Município e o Ministério Público nos autos de uma ação civil pública ajuizada recentemente pela Promotoria local. O acordo põe fim no processo judicial que buscava a regularização do canil, que estava abandonado pelo poder público.
A Prefeitura também possui médico veterinário concursado que desempenha os trabalhos na unidade móvel. “Desse modo, são conciliados os diversos interesses envolvidos, preservando a saúde pública e evitando a exposição dos animais errantes às situações de maus-tratos antes verificadas”, avalia a promotora de Justiça de Arroio Grande, Cristiane Maria Scholl Levien.
PROJETO MELHOR AMIGO
O canil de Arroio Grande está em pleno funcionamento. O projeto Melhor Amigo, também resultado de acordo entre o Município e a Promotoria, faz recolhimentos dos animais, castrações, campanhas educativas e de adoção. As campanhas objetivam fomentar a necessidade da posse responsável de animais e a adoção dos que são recolhidos ao canil. Da mesma forma, divulgam a importância de fazer a vacinação, controlar as zoonoses e a castração dos animais.