Sessão do Conselho Superior é realizada em Santa Maria
Santa Maria recebeu nesta terça-feira, 27, a primeira sessão do Conselho Superior do Ministério Público no interior do Estado realizada na atual gestão. Como órgão da Administração Superior e, também, de execução da Instituição, incumbe-lhe fiscalizar e superintender a atuação do MP e de seus órgãos e velar por seus princípios institucionais. A procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, presidiu a sessão do Conselho, também composto pelo Corregedor-Geral do MP e por nove Procuradores de Justiça eleitos anualmente. A reunião foi realizada no Fórum de Santa Maria.
Na abertura da sessão, a Chefe do Ministério Público falou sobre a satisfação por realizar o encontro em Santa Maria, “cidade coração do Rio Grande, pólo econômico e comercial da região e de palpitante vida acadêmica, oportunizando demonstrar nosso reconhecimento à essa operosa e digna sociedade santamariense, como trabalha o MP, nas atribuições que dizem respeito com o Conselho Superior". De acordo com a Procuradora-Geral, a interiorização da sessão oportuniza a integração entre Promotores e Procuradores de Justiça e, ainda, dar conhecimento à sociedade de uma fração do trabalho da Instituição.
“É um momento de alegre e significativa integração, mas também de reafirmação de nosso compromisso com a sociedade”, disse Simome Mariano da Rocha. Conforme a Procuradora-Geral, o MP tem a missão institucional de ser catalisador das demandas sociais, “ao lado de uma conduta sempre proativa na busca da efetivação dos direitos fundamentais e na preservação do interesse público, apesar dos gigantescos desafios que nos são impostos dia a dia”.
Em uma breve saudação aos participantes, a coordenadora das Promotorias de Justiça de Santa Maria, Valeska Flores Agostini, externou a felicidade pelo município receber uma sessão do Conselho Superior do MP. “É importante, pois traz à comunidade o conhecimento das atribuições da Instituição”. Na sua manifestação, a juíza diretora do Foro local, Márcia Inês Wrasse, ressaltou que a interiorização da sessão do órgão aproxima a Justiça da sociedade, valorizando a realização do encontro.
Participaram da sessão em Santa Maria, o corregedor-geral do MP, Armando Antônio Lotti, e os conselheiros Luiz Henrique Barbosa Lima Faria Corrêa, Julio César Pereira da Silva, Lisiane Del Pino, Ricardo da Silva Valdez, Eduardo de Lima Veiga e Luiz Felipe Brack. Também, a promotora-assessora Sônia Eliana Radin.
Prestigiaram o encontro os subprocuradores-gerais de Justiça para Assuntos Institucionais, Luiz Carlos Ziomkowski, e para Assuntos Administrativos, Delmar Pacheco da Luz; o coordenador do GAGI, Afonso Armando Konzen; o vice-presidente da Associação do MP, Maurício Trevisan; a ouvidora do Ministério Público, Jussara Maria Lahude Ritter; a supervisora do Memorial do MP, Mauren Jardim Gomes; e Promotores de Justiça da região.