Aparelhos de som de carros com volume alto serão apreendidos em Santa Maria
Em Santa Maria, os aparelhos de som conectados em veículos podem ser apreendidos se estiverem ligados com volume ou frequência acima do permitido por lei. A nova medida vale a partir desta semana e foi definida pelo Ministério Público, Prefeitura Municipal e Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar.
Em princípio, serão recolhidos apenas os aparelhos de som. Contudo, se o equipamento não puder ser desconectado do veículo, a Brigada Militar também vai apreender o automóvel. Neste caso, o Departamento Estadual de Trânsito vai definir em que depósito o veículo ficará retido. O proprietário poderá recuperar seus bens apenas em Juízo.
Além de definir esta nova medida, o grupo prevê novas ações. O promotor de Justiça João Marcos Adede Y Castro; o comandante do Batalhão de Operações Especiais, major João Ricardo Vargas; e o secretário municipal de Controle e Mobilidade Urbana, Sérgio Renato Medeiros, mapearam os locais que mais sofrem com o desrespeito ao sossego público.
De acordo o major, a região no entorno da Praça Saturnino de Brito, na zona central da cidade, é a que mais registra reclamações deste tipo. Ele explica que isso ocorre devido ao grande número de bares e casas noturnas no local.
O Secretário Municipal de Controle e Mobilidade Urbana deve se reunir com o setor de alvará da Prefeitura ainda esta semana. A intenção é verificar se os bares, casas noturnas e outros estabelecimentos do gênero atuam dentro das normas impostas pelo Código de Posturas do Município. (Por Matheus Rivé)