Procuradora-Geral participa do lançamento do Outubro Rosa
A procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, participou, na noite desta quinta-feira, 1º, do lançamento do movimento Outubro Rosa, mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama, promovido pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama). O Outubro Rosa tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce da doença.
A solenidade ocorreu no Memorial do Ministério Público, que recebeu a iluminação cor-de-rosa característica da causa. Após a cerimônia, os presentes dirigiram-se à Praça da Matriz, onde o Monumento a Júlio de Castilhos também foi iluminado da mesma cor. A promotora de Justiça supervisora do Memorial, Mauren Jardim Gomes, também esteve presente no evento.
Após a fala da presidente do Imama, Maira Caleffi, explicando as motivações do movimento e a importância do cuidado e atenção a própria saúde, a Procuradora-Geral destacou que já encontra-se em execução Termo de Cooperação Técnica entre MP e Imama, “uma parceria que estimula o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à saúde da mulher”.
Conscientizar, mediante a divulgação massiva do auto-exame, e outras ações como a articulação para a realização do XV Congresso Brasileiro de Mastologia a ser realizado em Gramado, entre os dias 14 e 17 de outubro, "tornará, por certo, nossa realidade mais amena, mais “cor-de-rosa”, ao invés do gris da ignorância, do preconceito e do sofrimento", disse Simone.
O movimento Outubro Rosa acontece paralelamente em diversos estados brasileiros. No Rio de Janeiro, as luzes cor-de-rosa iluminarão o Cristo Redentor. O Outubro Rosa iniciou com uma ação homônima criada nos EUA, na Califórnia, em 1997, que tomou proporções mundiais. Monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França, já foram iluminados pela causa.