MP de Santa Maria encaminha recomendação para Prefeitura
O Ministério Público encaminhou, na segunda-feira, 28, uma recomendação oficial ao Executivo Municipal de Santa Maria para que exonere cinco funcionários já nomeados e não admita um servidor para o cargo de médico. O documento aborda a seleção de profissionais para o programa Estratégia Saúde da Família, antigo Programa Saúde da Família.
A recomendação foi encaminhada pelo promotor de Defesa Comunitária João Marcos Adede Y Castro. Em agosto foi instaurado um inquérito para investigar possível irregularidade na seleção de profissionais para o Programa. O Município tem dez dias úteis para responder. Caso não faça ou se negue a seguir a recomendação, será movida uma ação civil pública.
O inquérito que investiga o processo seletivo foi instaurado após o edital com os nomes dos classificados e suplentes ser divulgado. Nele, constavam nomes de postulantes que não haviam sido chamados para a segunda etapa da seleção, que consistia em uma entrevista. A denúncia foi encaminhada depois que uma candidata selecionada para a segunda fase ter percebido que seu nome não constava na lista de classificados nem de suplentes. Em agosto ela procurou o Ministério Público para fazer a denúncia. (Por Matheus Rivé)