Santa Maria: recomendação é enviada à Prefeitura
A administração do Hospital Municipal Casa de Saúde de Santa Maria passa por um processo de reestruturação. A Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) será a nova curadora da instituição. O Centro Universitário Franciscano (Unifra) também vai apoiar a nova gestão, pois dará suporte de conhecimento e técnico, através de oito cursos da área da saúde. Dessa forma, o Hospital de Caridade deixa a administração da Casa de Saúde após a rescisão do contrato por parte da Prefeitura.
Para facilitar a transição, o Ministério Público de Santa Maria encaminhou, nesta segunda, 31, uma recomendação oficial ao Executivo Municipal. A Prefeitura notificou o Caridade no dia 20 de agosto e disse que o prazo para o fim da administração se encerra nesta terça-feira, 1º. Contudo, existe uma cláusula no convênio entre o Hospital e a Prefeitura que estipula um prazo de 60 dias em caso de rescisão de contrato. Dessa forma, a recomendação enviada pelo Ministério Público esclarece que 12 dias é um período muito curto para que seja feita a transferência de gestão.
O documento explica que o Caridade necessita de um prazo maior para resolver questões burocráticas e retirar seu material e mobiliário do prédio da Casa de Saúde. A recomendação foi enviada pelo promotor de Justiça João Marcos Adede y Castro, da Promotoria Especializada de Defesa Comunitária. A intenção do Ministério Público é apoiar o processo de transição sem prejudicar quem busca os serviços da Casa de Saúde. (Por Matheus Rivé)