Comunidade de Três de Maio recebe nova casa do MP
Três de Maio, a “Cidade Canção”, como é conhecida em função da riqueza cultural que seus tradicionais eventos musicais produzem, recebeu nesta sexta-feira, 21, a nova casa do Ministério Público. Na Comarca, também responsável pelos municípios de Alegria, Boa Vista do Buricá, Independência, Nova Candelária e São José do Inhacorá, atua o promotor de Justiça Ricardo Melo de Souza.
Presente ao evento, a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, destacou que o momento permite a reafirmação do compromisso da Instituição com a sociedade. “Sabemos e temos o compromisso de que é preciso lutar incansavelmente para alcançar os resultados que todos aguardam e necessitam”, disse. A Chefe do MP frisou, também, que o investimento na estrutura material foi motivado pela demanda, cada vez maior, aos serviços do Ministério Público. “É uma demonstração da confiança conquistada pela atividade séria e dedicada dos Promotores e Promotoras de Justiça”.
Simone Mariano da Rocha salientou que “as bases sólidas de nossas funções se assentam no preparo intelectual, no desprendimento incondicional e na consciência inabalável de cada Promotor de Justiça gaúcho, no sentido de que aqui estamos para servir à sociedade”.
Em sua manifestação, o promotor de Justiça de Três de Maio, Ricardo Melo de Souza, disse que o momento serve de celebração de uma convivência profícua entre o MP e as comunidades abrangidas e servidas pela Promotoria de Justiça. “Convivência essa que foi construída também com o trabalho de abnegados, competentes e desprendidos Promotores e Promotoras de Justiça que por aqui passaram”.
Ricardo Melo de Souza aproveitou a oportunidade para agradecer “a todos que tornaram e tornam realmente possível essa efetividade do Ministério Público, viabilizando esse convívio construtivo e benéfico”. Ele também agradeceu a parceria das demais instituições públicas em prol de ações visando o bem de toda comunidade.
Traçando um breve histórico da evolução da Instituição, o vice-presidente da Associação do Ministério Público, Mauro Souza, destacou que “a Constituição de 1988 colocou no papel a autonomia do Ministério Público, mas ainda havia que se fazer uma caminhada para tornar visível o melhor atendimento das garantias dos direitos da sociedade”. Ele frisou que, a partir de agora, as comunidades atendidas pela Comarca terão “um lugar aprazível para buscar soluções para seus anseios”.
Dizendo-se extremamente feliz por participar da inauguração da primeira sede própria do MP em Três de Maio, o prefeito municipal Olívio José Casali agradeceu à Procuradora-Geral de Justiça “por ter entendido as necessidades de nossa população e ter instalado aqui esta importante obra”. Casali lembrou que futuramente o bairro Oriental, onde está instalada a Promotoria de Justiça, se tornará uma Esplanada da Justiça, pois também receberá as novas sedes do Fórum e da OAB local.
Participaram do evento em Três de Maio o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Delmar Pacheco da Luz; o chefe de Gabinete da PGJ, Benhur Biancon Junior; a promotora-assessora Martha Weiss Jung; o desembargador Vladimir Giacomuzzi; e os promotores de Justiça Marcelo Augusto Squarça, Hilário Boufler, Janor Lerch Duarte e Heitor Stolf Júnior; além de autoridades da região dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.