Ministério Público inaugura nova sede em Tucunduva
A procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, participou nesta quinta-feira, 20, da inauguração da nova sede do Ministério Público em Tucunduva. Conhecida como a “Terra do Músico” e a “Capital da Lavoura Mecanizada”, a cidade, que neste ano completa seu cinquentenário, acolhe imigrantes italianos, poloneses e alemães. Na Comarca, que também responde pelo município de Novo Machado, atua o promotor de Justiça Ronaldo Adriano de Almeida Arbo.
Ao saudar os participantes da solenidade, a Chefe do Ministério Público frisou que a instalação de uma nova casa reflete a consolidação das conquistas da Instituição e representa a melhoria das condições materiais para Promotores de Justiça e servidores. “Além de oferecer ambiente adequado a todos que nela exercem seu trabalho cotidiano, destina-se a receber bem e qualificar o atendimento das pessoas que buscam a solução de seus conflitos, fazendo-o com a dignidade que os habitantes desta cidade merecem”, ressaltou Simone Mariano da Rocha.
A Procuradora-Geral de Justiça destacou que, nos últimos anos, o Ministério Público redesenhou gradativamente seu perfil institucional. Ao agradecer a acolhida do Poder Judiciário, Simone frisou que “saímos das dependências do Fórum para espaços físicos próprios, como o que hoje entregamos à sociedade, organizados para a melhoria do atendimento da população e para a qualificação dos nossos serviços”.
Em sua manifestação, o Promotor de Justiça de Tucunduva, que há sete anos desempenha suas funções no município, lembrou que o Ministério Público encontrou “campo fértil para desenvolver suas atribuições na Comarca”. De acordo com Ronaldo Adriano de Almeida Arbo, “numa política de boa governança, procurou-se dar ouvidos à voz das ruas, dispor-se ao diálogo, abrindo-se mão do distanciamento para ouvir, para ser mais sensível à sociedade, e concretizar, efetivamente, as ideologias institucionais”.
Ronaldo Arbo disse ter a certeza de que a população de Tucunduva sabe que o Ministério Público é uma instituição a serviço da sociedade na luta pela justiça social, “um mecanismo de defesa contra o arbítrio, o crime, a violência e contra todos os abusos de poder”.
O vice-presidente da Associação do Ministério Público, Mauro Souza, salientou que a história da Instituição é feita de marcos como a inauguração da Promotoria de Justiça de Tucunduva. “Na defesa da cidadania, evoluímos para nos tornarmos um braço da sociedade e dos direitos de toda coletividade”. Falando sobre o desenvolvimento do MP, Mauro Souza destacou que “por obra de homens e mulheres que construíram nossa história, hoje temos um Ministério Público com identidade própria”.
O juiz Adalberto Narciso Hommerding, diretor do Foro de Tucunduva, parabenizou a Administração do MP, por ser “sensível às necessidades da comunidade e construir a sede própria para atender demandas da população”. Fazendo alusão ao lema escrito na bandeira do Rio Grande do Sul, “Liberdade, Igualdade e Humanidade”, Hommerding disse que o Ministério Público é o grande defensor dos direitos fundamentais do povo gaúcho.
Para o prefeito municipal de Tucunduva, Mateus Vicente Busanello, a nova casa da Instituição qualificará ainda mais o atendimento à comunidade. “Que bom que temos aqui esta harmonia entre os Poderes Públicos, que são distintos mas, através do diálogo, podem contribuir muito para atender anseios da população”.
Participaram do evento em Tucunduva o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Delmar Pacheco da Luz; o chefe de Gabinete da PGJ, Benhur Biancon Junior; a promotora-assessora Martha Weiss Jung; e os promotores de Justiça Janor Lerch Duarte e Heitor Stolf Júnior; além de autoridades locais dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.