Inaugurado espaço para inclusão digital de apenados
Uma iniciativa do Ministério Público permitirá que os apenados de Osório recebam noções básicas de informática e, como consequência, sejam reinseridos no mercado de trabalho promovendo a inclusão digital dos participantes. Para colocar em prática estas ações, foi inaugurada a sala do projeto para Inclusão Digital e Oficina de Informática da Penitenciária Modulada Estadual de Osório.
Inicialmente, o espaço disponibilizará 10 computadores que são provenientes de máquinas caça-níqueis apreendidas e transformadas em equipamentos de informática. Os materiais foram doados pelo Ministério Público de Osório e Conselho da Comunidade de Osório na Execução Penal. As aulas serão ministradas por professor voluntário e a primeira turma, já completa, reunirá dez presos do regime fechado.
O projeto desenvolvido pelo MP de Osório, conta com a parceria do Conselho da Comunidade de Osório na Execução Penal, Poder Judiciário, Susepe, Escola Estadual Albatroz e AJ Tecnologia.
Participaram da inauguração no Presídio de Osório as promotoras de Justiça Cristiane Della Méa Corrales e Paula Ataide Athanasio; o presidente do Conselho da Comunidade de Osório na Execução Penal, Gilson Becker; a juíza de Direito, Cristiane Hoppe; o diretor da Penitenciária Modulada Estadual de Osório, Nelson Luiz Bitelo; o professor de informática Antônio Jorge Malheiros; a defensora pública Maria Lúcia Malheiros; a assistente social judiciária, Graziela Werlang; e representantes da Susepe.