Manifestação favorável à criação de leitos em Santa Maria
A diretoria do Hospital de Caridade e do Hospital Municipal Casa de Saúde manifestou oficialmente ao Ministério Público de Santa Maria o apoio para criação de dez leitos psiquiátricos para atendimento de adultos dependentes químicos em crack. A comissão diretiva manifestou-se na tarde desta segunda-feira, 3. Contudo, o grupo deixou claro que para viabilizar o projeto a Prefeitura deve, antes, assinar a contratualização com o Hospital de Caridade, que atualmente administra a Casa de Saúde através de um convênio. O executivo municipal deve manifestar sua posição até amanhã.
A criação do novo espaço seguiria o mesmo regime de pagamento dos outros 15 leitos que são destinados aos dependentes infanto-juvenis. Dessa forma, o Sistema Único de Saúde (SUS) pagaria, pela manutenção de cada leito, R$ 1,9 mil, mais o valor de Autorização de Internação Hospitalar (AIH), que gira em torno de R$ 400.
O projeto prevê que o valor destinado ao Hospital Casa de Saúde seja encaminhado via Prefeitura. De acordo com a comissão diretiva do Hospital de Caridade e Casa de Saúde, serão necessários 30 dias para as adequações das instalações dos novos leitos. Assim, a previsão é de que o novo espaço esteja disponível a partir de 1º de setembro. (Por Matheus Rivé)