Criação de leitos para dependentes
A promotora de Justiça Ivanise Jann de Jesus, de Santa Maria, recebeu, nesta segunda-feira, 27, a diretoria da Casa de Saúde, do Hospital de Caridade e representantes da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. O grupo reuniu-se no Ministério Público para discutir a criação de leitos para adultos dependentes químicos em crack no município. A princípio, a ideia é que o Estado e o Município sejam responsáveis pela criação e manutenção do tratamento no âmbito hospitalar.
De acordo com o diretor do Hospital de Caridade, João Flávio Bissacotti, existe a possibilidade de abrir imediatamente cerca de 10 leitos na Casa de Saúde. Contudo, o projeto é viável apenas se a Administração Municipal assinar a contratualização com o Hospital de Caridade, que atualmente administra a Casa de Saúde através de um convênio.
Ao final do encontro ficou definido que a diretoria do Hospital de Caridade irá informar ao Ministério Público, até o próximo dia 3 de agosto, a disponibilidade da criação dos leitos. Isso será definido depois de o grupo avaliar as questões burocráticas que envolvem a administração da Casa de Saúde.
A titular da 4º Coordenadoria Regional de Saúde, Claudete Lopes, adiantou que o Governo do Estado tem interesse em criar os espaços para os adultos, uma vez que Santa Maria é uma das cidades com maior deficiência de leitos. (Por Matheus Rivé)