Vacaria contra a Gripe A
O Ministério Público de Vacaria e representantes das cidades que integram a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra - Amucser, se reuniram para lançar a Campanha de Prevenção à Gripe A. Durante o encontro, os Secretários da Saúde da região debateram ações conjuntas de como evitar a propagação do vírus.
A campanha tem como objetivo esclarecer questões como os principais sintomas e como ocorre o tratamento. No cartaz feito para divulgação são informadas ações básicas para prevenir a doença, tais como lavar as mãos, proteger o nariz ao espirrar, evitar aglomerações e procurar um posto de saúde caso suspeite dos sintomas.
Ainda nesta semana, os fiscais que trabalham no estacionamento rotativo pago de Vacaria distribuirão folhetos explicativos para os moradores que circulam pelo centro da cidade com o objetivo de orientar a população para que tenha os devidos cuidados na prevenção e contágio do vírus.
O promotor de Justiça Luis Augusto Gonçalves Costa explica que resolveu tomar tal atitude devido ao fato de haver três casos suspeitos de morte pela Gripe A em Vacaria. “Isso criou, nos últimos dias, certo pânico na comunidade, levando muitas pessoas a procurarem o hospital, ocasionando uma superlotação e aglutinação de pessoas que poderia facilitar a propagação do vírus”, esclarece. No Município, a vigilância epidemiológica coletou material de 16 pacientes suspeitos de terem contraído a doença.
MUITOS CAPÕES
Para evitar a possibilidade de propagação da nova gripe na região dos Campos de Cima da Serra, o município de Muitos Capões suspendeu os eventos públicos, pelo período de 15 dias, assim como o retorno às aulas nas escolas da rede municipal.