Promovidas ações contra a gripe
O Ministério Público de Santa Maria organizou, na tarde desta sexta-feira, 24, uma reunião para discutir o enfrentamento à epidemia da gripe A (H1N1) no Município. No encontro, foram avaliadas medidas para esclarecer a população sobre as formas de contágio da doença. Além disso, foram discutidas maneiras para qualificar o atendimento ao público nos hospitais e postos de saúde.
A reunião foi conduzida pela promotora de Justiça Ivanise Jann de Jesus e contou com a presença do procurador da República, Harold Hoppe, do secretário municipal de Saúde, José Haidar Farret e do médico infectologista do Hospital Universitário de Santa Maria, Fábio Lopes, entre outras autoridades.
A atuação do grupo será fundamentada, basicamente, em três eixos. O Ministério Público irá elaborar uma recomendação oficial, com base na nota técnica expedida pela Vigilância Sanitária de Santa Maria, para as instituições de ensino, empresas e estabelecimentos comerciais, com o objetivo de orientar a população.
O Hospital Universitário compromete-se a organizar um protocolo que agilize e facilite o atendimento nos pronto atendimentos municipais e particulares. Os profissionais que atuam na atenção básica à saúde serão devidamente capacitados.
Já o Município, por intermédio da Secretaria de Saúde, entrará em contato com o Ministério Público do Trabalho para solicitar a prorrogação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2008, a fim de manter as atuais equipes do Programa Saúde da Família. Dessa forma, o atendimento público municipal não ficará comprometido. (Por Matheus Rivé)