Regras para participação em luta
O Ministério Público firmou nesta quinta-feira, 22, compromisso de ajustamento de conduta com a Confederação Brasileira de Muaythai Tradicional e Federação Gaúcha de Muaythai Tradicional. Assinado pelo promotor de Justiça Luciano Dipp Muratt e representantes das instituições, o acordo estabelece novas regras para a participação de adolescentes em competições oficiais, das quais poderão fazer parte apenas jovens acima de 16 anos, com autorização dos pais ou responsáveis. Nas academias filiadas à Confederação Brasileira e à Federação Gaúcha de Muaythai, os treinamentos para crianças devem ser feitos sem contato físico.
Também fica estabelecido o envio semestral da programação das competições para o MP, que devem ser realizadas em locais de fácil acesso ao público e à imprensa. Nos eventos esportivos, o Ministério Público receberá livre trânsito para a comprovação do cumprimento das medidas de conduta.
O acordo prevê, ainda, a divulgação das novas determinações através de cartazes colados nos locais dos torneios. As instituições deverão comunicar ao Ministério Público informações sobre academias não filiadas, assim como competições que não obedeçam às regras acordadas para que, posteriormente, sejam adotadas medidas jurídicas cabíveis.
O descumprimento das cláusulas resultará em pagamento de multa diária no valor de 20 salários mínimos a serem revertidos em favor do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O MUAYTHAI
Luta originária da Tailândia, também conhecida como Boxe Tailandês ou Thai Boxing, é o esporte nacional da Tailândia. Arte marcial com mais de 2.000 anos de existência, foi criada pelo povo tailandês como forma de defesa nas suas guerras e para obter uma boa saúde. (Por Guilherme dos Santos)