Água que abastece parque da Fenavinho será monitorada
Uma reunião realizada no último dia 25/01, na Promotoria de Justiça de Bento Gonçalves, decidiu pelo monitoramento da água que abastece a Fenavinho, no Parque de Eventos do município. A audiência contou com a participação do Promotor de Justiça Fernando Sgarbossa, além de representantes da Secretária Municipal de Saúde, da Corsan, da Fundaparque (que administra o Parque de Eventos), da Vigilância Sanitária Municipal e da 5° Coordenadoria Regional de Saúde do Estado.
Em 2004, no mesmo local, durante o festival Bento em Dança, uma intoxicação, provocado pela ingestão da água, atingiu mais de 100 pessoas. Na época, a 5° Coordenadoria Regional de Saúde do Estado elaborou relatório sobre o evento e concluiu como causa do surto a utilização em alimentos e a ingestão de água proveniente de um poço artesiano irregular, que com isso foi lacrado. Porém, relatório recente indicou que a água utilizada no interior do parque continua imprópria para o consumo. Diante disso, decidiu-se pelo monitoramento e pela não utilização da água do referido poço.
A Fenavinho foi aberta no dia 28 de janeiro e vai até 13 de fevereiro, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. (Jorn. Ricardo Grecellé)