Inaugurada Promotoria de Jaguari
À sombra da igreja matriz, como destacou o padre Antonio Taschetto em sua benção, foi inaugurada na manhã de hoje pela procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, a sede própria da Promotoria de Justiça de Jaguari. Sob a responsabilidade do promotor de Justiça Jair João Franz, com apoio de quatro servidores e três estagiários, a nova sede está localizada no número 20 da Rua Bento Gonçalves. A sede do Ministério Público de Jaguari também atenderá a comunidade de Nova Esperança do Sul.
Ao iniciar sua manifestação na cerimônia de inauguração, a Chefe do Ministério Público destacou sua grande honra por estar em Jaguari, “no coração do Rio Grande, neste município que, com muita propriedade tem como lema Cidade das Belezas Naturais, para entregar à comunidade a nova sede da Promotoria de Justiça, durante a semana em que se vive a 16ª Semana Cultural de Jaguari. Para a Procuradora-Geral de Justiça a entrega de cada sede nova se configura em um momento de grande júbilo e justo sentimento de realização. Isso porque reflete a consolidação do MP e representa a melhoria das condições materiais de trabalho para os Promotores de Justiça e servidores da Instituição.
Simone Mariano da Rocha disse que o momento além de ser alegre e de confraternização, é também de reafirmação do compromisso do MP com a sociedade, considerando que o Ministério Público é visto como instituição capaz de proteger a sociedade em suas aspirações mais lídimas - Saúde, Segurança, Justiça. Em sua avaliação, isso decorre do árduo trabalho que Promotores e Promotoras de Justiça do Rio Grande do Sul desenvolveram, ao longo dos anos, em prol da população, nas mais diferentes áreas do conhecimento jurídico, em todos os rincões.
Assim, para Simone, o aumento da estrutura material do Ministério Público só ocorre porque a demanda à Instituição tem sido cada vez maior, demonstrando a confiança conquistada pelo trabalho sério e dedicado dos Promotores. “Este o verdadeiro edifício do Ministério Público nesta Comarca, cimentado no respaldo social granjeado ao longo de décadas pelos Colegas, cada um ao seu tempo e ao seu modo, dando uma contribuição inestimável para a construção do conceito de cidadania na vida desta população”.
Ao finalizar, a Procuradora-Geral disse que “cabe ao Promotor agir como um soldado em permanente estado de vigia a fim de continuar a construção de um caminho de respeito às leis, à Constituição, e sempre em defesa do interesse público, da dignidade da pessoa humana e da realização dos direitos fundamentais da gente desta terra”.
JAGUARI
Ao destacar a importância de um ambiente condizente com a importância das atribuições do MP, o promotor Jair João Franz informou que neste ano já foram encaminhados ao Fórum, pela Promotoria de Jaguari, mais de 2.300 processos e inquéritos judiciais, foram realizadas mais de 250 audiências, além de cerca de 270 atendimentos. Manifestando sua gratificação ao atuar como promotor de Justiça, Franz disse que o MP trabalha com o objetivo de “fazer o bem para as pessoas de bem”.
CRESCIMENTO
Para o vice-presidente da Associação do Ministério Público, Maurício Trevisan, é inevitável comparar a Promotoria de hoje com a de onze anos atrás, quando assumiu como Promotor de Jaguari. “Hoje a Promotoria tem melhores condições e faz frente as demandas que o MP tem recebido e que crescem a cada ano”, destacou.
PREFEITO
Satisfeito com a inauguração da sede do Ministério Público, o prefeito municipal João Mário Cristofari avaliou que a aproximação realizada nos últimos anos se intensificou. “O diálogo e a integração são fundamentais para o crescimento e o melhor atendimento da população”, argumentou. Antes da cerimônia de inauguração da nova sede, a Procuradora-Geral visitou a Prefeitura Municipal, onde foi recebida também pela primeira dama e secretária municipal de Assistência Social Marileda Fontoura Cristofari, e pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores Eudo Calegaro Tambara, que prestigiaram a cerimônia de inauguração.
CONVIDADOS
Prestigiaram a cerimônia de inauguração da nova sede do MP em Jaguari o deputado Marco Peixoto, o presidente da Associação dos Juízes do Estado do Rio Grande do Sul Carlos Cini Marchionatti, que já atuou como promotor em Jaguari, o representante da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado, diretor do Foro da Comarca de Jaguari, Gildo Adagir Meneghello Júnior, os desembargadores e ex-promotores de Jaguari Gilberto Niederauer Corrêa e Marco Aurélio Costa Moreira Oliveira, o prefeito municipal de Nova Esperança do Sul Delvi Luiz Segatto, o vice-prefeiro de Jaguari Milton José Bolzan, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Esperança do Sul Sadi Cogo, a delegada de Polícia de Jaguari Carla Dolores Castro de Almeida, representante da Ordem dos Advogados de Brasil, subseção Jaguari Sérgio Diefenbach, comandante do pelotão da Brigada Militar de Jaguari, tenente Antônio Fagundes Moreira, o administrador do Presídio Estadual de Jaguari José Carlos Poltosi, presidente do Conselho Tutelar de Jaguari Jurandir Nadalon e o coordenador da divisão de Arquitetura e Engenharia da Procuradoria-Geral de Justiça Hugo Gino Pasquini. Também participaram da inauguração da sede da Promotoria de Jaguari as promotoras de Justiça Martha Weiss, Marta Beltrame, Mauren Jardim Gomes e Ivana Battaglin e o ex-promotor de Jaguari Diego Daniel Saldanha de Vargas. (Por Catarina Gomes)