Campanha de apadrinhamento
Aconteceu nesta quarta-feira, 8, em Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Pelotas, o lançamento da 8ª edição da Campanha do Apadrinhamento Afetivo no município. O promotor de Justiça José Olavo Bueno dos Passos participou do encontro. Também compareceram à solenidade o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), Fábio Rodrigues; a representante da campanha em Pelotas, Elizabete Oliveira e a presidente do Instituto Amigos de Lucas, Maria Rosi Prigol. Coube ao vereador Milton Martins, propositor do evento, presidir o encontro. Os vereadores Eduardo Leite e Miriam Marroni também estiveram presentes na sessão.
O promotor José Olavo falou a respeito da importância da afetividade na vida das pessoas. Principalmente para quem se insere no contexto de apadrinhamento de uma criança. Citou os projetos sociais existentes na Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Pelotas, como o “Adote um Abrigo” e salientou o fato da “sociedade reclamar das crianças nas ruas mas não promover, efetivamente, nenhuma ação colaborativa para que o problema seja minimizado”.
Com relação aos abrigos, a Presidente do Instituto Amigos de Lucas afirmou que eles deveriam ser chamados e tratados como “casas de passagem” e não como lares das crianças.
Pessoas que já haviam participado de outras edições do Apadrinhamento Afetivo e são padrinhos e madrinhas até hoje deram seu depoimento. Eles contaram suas histórias e emocionaram o público. Casos em que o padrinho se apega ao afilhado e acaba adotando a criança (o que não é o objetivo do programa mas pode vir a acontecer) também foram relatados.
A apresentação da banda “Filhos do Sol” encerrou a audiência de lançamento da campanha. As inscrições para ser padrinho ou madrinha podem ser feitas até o dia 30 de agosto, pelo telefone (53) 84073126, com a coordenadora do programa em Pelotas, Elizabete Oliveira. (Por Paula Gracioli)