Feiras suspensas em Santa Maria
A juíza Eloisa Helena de Hernandez deferiu pedido liminar em ação cautelar movida pelo Ministério Público de Santa Maria e suspendeu a realização da 16ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) e da 5ª Feira da Economia Solidária do Mercosul, atividade que ocorre paralelamente à Feicoop. A medida deve-se à preocupação com a epidemia da gripe A (H1N1).
O promotor de justiça João Marcos Adede Y Castro esclarece que a ação foi movida após manifestação oficial da Prefeitura de Santa Maria, contrária a realização dos eventos. Em um encontro com o representante do MP, na última quinta-feira, 2, a procuradora-geral do Município, Anny Desconzi, falou sobre a preocupação do governo municipal com a realização das feiras.
Isso porque, de acordo com parecer da Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Maria, a promoção dos eventos deveria ser suspensa temporariamente, pelo risco de ocorrer uma epidemia da nova gripe. Além da Vigilância Sanitária, outros organismos como o Conselho Municipal de Saúde e o Hospital Universitário de Santa Maria manifestaram-se contra a realização da Feicoop. (Por Matheus Rivé)