Manifestação racial será apurada
Diante de reclamação apresentada na Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, de que teriam sido veiculadas afirmações de cunho racial em um programa radiofônico na última segunda-feira, 29, o Ministério Público informa que instaurou inquérito civil para averiguar o caso.
A reclamação foi apresentada pelo presidente da Associação Comunitária Rosa Osório Marques – Quilombo Morro Alto, Wilson Marques da Rosa, acompanhado pelo advogado do Movimento Negro Unificado, Onir de Araújo.
A promotora de Justiça Míriam Balestro Floriano informa que irá investigar o caso “sob a ótica dos direitos humanos”. Para isso, requisitou que a emissora de rádio encaminhe cópia do programa citado, onde será examinada a contextualização dos fatos. Além disso, solicitou a instauração de inquérito policial à Delegacia de Polícia e remessa de cópias à Promotoria de Justiça Criminal. Da mesma forma, será encaminhado ofício à Comissão de Ética da OAB/RS para conhecimento acerca das declarações prestadas perante o Ministério Público.