Lançado o prêmio de jornalismo
A 11ª edição do “Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul” foi lançada na manhã desta segunda-feira, 29. Mais uma vez serão escolhidas, no final do ano, as melhores reportagens editadas em jornal, rádio e televisão sobre as ações da Instituição. Também serão premiadas as fotografias que expressem o trabalho dos Promotores de Justiça. O evento foi realizado no Dia do Ministério Público, ocasião em que a Instituição aproveitou para homenagear a Imprensa. Foram entregues placas de reconhecimento a grupos de comunicação.
A procuradora-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Simone Mariano da Rocha, destacou que “qualquer sociedade que se pretenda moderna e democrática, além de instituições fortes, deve contar com uma imprensa livre, liberdade essa exercida com a responsabilidade que qualifica a imprensa gaúcha, respeitada pela credibilidade de seus veículos e profissionais sempre atentos e dedicados à boa, correta e isenta informação da sociedade”.
O lançamento do prêmio apoiado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS foi prestigiado por membros do MP, jornalistas e representantes de empresas de comunicação. A cerimônia ocorrida no 14º andar da sede da Instituição contou com a presença do presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Luiz Fernando Calil de Freitas, e do vice-presidente da Associação do Ministério Público, Mauro Luís Silva de Souza. As entidades são parceiras na premiação, assim como o Hotel Continental Canela.
O presidente da ARI, Ercy Torma, citou o importante objetivo do prêmio do MP, alcançado a cada ano, mas aproveitou o ensejo para evidenciar a indignação da classe com a decisão do Supremo Tribunal Federal que desregulamentou o diploma de jornalista ao “confundir a questão de opinião com a busca de informação qualificada”. Em nome da FMP Calil de Freitas frisou os papéis parecidos e fundamentais que têm o Ministério Público e a Imprensa em prol da sociedade. Pela AMP, Mauro de Souza sublinhou a satisfação da entidade pela parceria em 11 edições do prêmio e também enfatizou o trabalho indispensável da Imprensa e do MP “para o fortalecimento da liberdade e da democracia”.
INSCRIÇÕES
Os jornalistas interessados em participar do concurso deverão encaminhar à Assessoria de Imprensa – Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto 80, 6º andar da Torre Norte, POA - no período entre 15 de outubro e 15 de novembro deste ano, em envelope lacrado, a documentação exigida no regulamento. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 32.24.69.38 ou pelo e-mail imprensa@mp.rs.gov.br. Os trabalhos deverão ser acompanhados de duas cópias, constando o nome do autor, título da matéria, data da publicação e o veículo de comunicação. A divulgação dos resultados será feita no final de novembro. A entrega dos prêmios possivelmente ocorrerá em 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público. Veja o regulamento abaixo.