Superlotação de leitos em Emergência
A promotora de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Marinês Assmann, participou de vistoria à Emergência do Hospital Conceição, nesta segunda-feira. O objetivo da inspeção foi verificar a superlotação dos leitos no local, denunciada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). O presidente da entidade, Paulo de Argollo Mendes, e a superintendente do Grupo Conceição, Jussara Cony, também participaram da vistoria.
Segundo o Simers, uma das alas que possui 34 leitos atende a 108 pacientes. Outra ala conta com 14 leitos e 35 internados, além de uma sala destinada a casos graves, que possui cinco leitos e oito pacientes. “O quadro é chocante”, considerou a Promotora de Justiça.
“Há mais de dois anos, a Promotoria ajuizou uma ação civil pública que pedia a ampliação de leitos no Hospital Conceição e a criação de planos emergenciais para o inverno”, destacou Marinês. Atualmente, a ação está em tramitação no Judiciário.
Marinês Assmann adiantou que será agendada uma reunião com a diretoria do Hospital Conceição. O objetivo será solucionar a superlotação e a falta de leitos. (Por Débora Ely)