VII Jornada chega a Santa Maria
“Sensibilização: Um novo olhar e uma nova consciência”. Foi com esse espírito que teve início, nesta segunda-feira, 8, em Santa Maria, a VII Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade faz parte de uma série de audiências públicas que ocorrerão em onze municípios do Rio Grande do Sul durante o ano de 2009. O auditório da Faculdade Metodista (Fames) sediou o evento.
As audiências públicas tem o objetivo de combater o uso de drogas, a violência e a exploração sexual infanto-juvenil. Além disso, servem como espaços de denúncia, reflexão e encaminhamento de propostas que busquem qualificar a rede de proteção à crianças e adolescentes.
No evento, o Ministério Público esteve representado pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, procuradora de Justiça Maria Ignez Franco Santos. Ela apresentou dados referentes a pedofilia no Rio Grande do Sul e explicou quais são as formas de abuso contra crianças e adolescentes. “É difícil traçar o perfil de um pedófilo, porque ele transita por todos os segmentos da sociedade. Muitas vezes ele age de forma sutil para conquistar suas vítimas”, explicou Maria Ignez.
O promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Santa Maria, Antônio Augusto Ramos, destacou que a Jornada é uma grande iniciativa e enriquece as discussões sobre a proteção às crianças e adolescentes. “Este espaço nos ajuda a encontrar um diagnóstico para combater a violência e a exploração sexual”, ponderou Ramos. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Ricardo Breier, também participou da audiência pública e falou sobre pedofilia na internet.
O público aprovou a organização do encontro. A diretora da Fames, Luciana Dias, disse que a Jornada abre uma discussão muito importante. “Esta é sem dúvida uma ação louvável. Quem participou sai mais esclarecido sobre este problema que atinge nossa sociedade. Fico feliz que a Fames seja parceira nessa iniciativa”, avalia Luciana.
A Jornada é uma iniciativa do Ministério Público Estadual, através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Assembléia Legislativa e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. O evento reuniu Promotores de Justiça, os deputados estaduais Fabiano Pereira e Miki Breier e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil de várias comarcas gaúchas, entre outros. Na platéia, Secretários Municipais de Santa Maria, Vereadores e acadêmicos do curso de Direito da Fames. (Por Matheus Rivé)