Recuperação de mata ciliar
Uma audiência pública realizada na última semana em Panambi debateu a recuperação da mata ciliar dos rios Fiúza, Palmeira, Divisa e Caxambu, todos afluente do Rio Ijuí. O encontro contou com aproximadamente 200 participantes, entre proprietários e produtores rurais, representantes de entidades de classe, vereadores, profissionais das áreas ambiental e agrícola, além dos Prefeitos Municipais de Panambi e Condor. De acordo com o promotor de Justiça Marcos Rauber, o objetivo da audiência foi esclarecer aos proprietários das áreas às margens dos rios sobre a proposta de trabalho do Ministério Público para recuperação desses corredores ecológicos.
Conforme Rauber, a intenção da Promotoria de Justiça é desenvolver iniciativas de forma consensual com os proprietários das áreas próximas aos rios, “buscando compatibilizar a necessária proteção ambiental com a possibilidade de os produtores continuarem extraindo de suas glebas o sustento de suas famílias”, salienta.
No mesmo sentido, o prefeito municipal de Condor, José Francisco Cândido, explicou, após o encontro, que a proposta do Ministério Público é de conscientização para a importância de reflorestamento dessas áreas. (Com informações do jornal Folha das Máquinas)