Ministério Público entrega nova casa
Foi inaugurada na tarde da quinta-feira, 4, a nova sede da Promotoria de Justiça de Uruguaiana. A casa própria do Ministério Público no Município está localizada na futura Esplanada da Justiça, que pretende reunir numa só área todos os órgãos jurídicos que prestam atendimento ao cidadão, como Justiças Estadual e Federal, Defensoria Pública, Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e OAB.
Para a Procuradora-Geral de Justiça Simone Mariano da Rocha, a sede inaugurada nesta quinta-feira qualificará o atendimento das pessoas que buscam a solução de seus conflitos, “fazendo-o com a dignidade que os habitantes desta terra merecem”.
Em sua manifestação, a Chefe do Ministério Público lembrou que, durante quatro anos residiu em Uruguaiana e que, por oito meses, atuou como Promotora substituta no município, quando desempenhava suas funções em Itaqui. “Cidade hospitaleira, que ao longo de seus 163 anos de emancipação, conquistou o título de a maior porta de entrada de turistas do Estado”. Simone Mariano da Rocha frisou que “a instalação de uma nova casa de trabalho do Ministério Público reflete a consolidação de nossas conquistas e representa a melhoria das condições materiais de trabalho”.
A Procuradora-Geral destacou que, além de ser um momento de confraternização, a cerimônia de inauguração das novas instalações das Promotorias de Justiça de Uruguaiana é, também, de reafirmação do compromisso da Instituição com a sociedade. “Sociedade que, conforme recente pesquisa de opinião pública, aponta o Ministério Público como terceiro órgão público de maior prestígio e credibilidade junto à população riograndense, atrás, apenas, da Imprensa e da Polícia Federal”. Para Simone Mariano da Rocha, a lembrança decorreu do “árduo trabalho que Promotores e Promotoras de Justiça ao longo dos anos, em prol da população, nas mais diferentes áreas de conhecimento jurídico, em todos os rincões, desenvolveram”.
À comunidade uruguaianense, a Chefe do Ministério Público reafirmou, ainda, que a Instituição continuará engajada na luta pela realização e efetivação dos direitos sociais e indisponíveis. “Buscando judicial e extrajudicialmente o atendimento das conquistas legislativas que, apesar de reconhecidas em generosos textos legais, continuam a ser, muitas vezes, solenemente violados em nosso país”.
Para o prefeito José Francisco Sanchotene Felice, trata-se de um momento histórico, pois marca o esforço bem sucedido de todas as lideranças que trabalharam para unir os órgãos jurídicos num local. “A inauguração do primeiro prédio na Esplanada nos faz acreditar que o exercício do processo democrático será proporcionado com mais facilidade ao cidadão comum”, comemorou o Prefeito.
A coordenadora da Promotoria de Uruguaiana, Carolina Barth Loureiro, salientou que a inauguração da nova sede é resultado de um processo coletivo que buscou criar um ambiente de trabalho adequado e assim oferecer atendimento ainda melhor aos cidadãos da comarca. “Nesse momento tão especial para Uruguaiana, renovamos nosso compromisso de estar cada vez mais perto da população, oferecendo acesso à Justiça de uma forma mais plena”, finalizou a promotora.
Já o presidente da Associação do Ministério Público, Marcelo Lemos Dornelles, destacou sua satisfação ao constatar o crescimento do Ministério Público, que há pouco mais de uma década ocupava espaços acanhados de apenas algumas salas. “Agora temos identidade, nossas casas são reconhecidas pelas pessoas que buscam no Ministério Público apoio na solução de seus problemas”.
Satisfeito com a inauguração, o deputado Frederico Antunes, que representou a Assembléia Legislativa no evento, também acredita que a nova casa do Ministério Público reflete a consolidação de novas conquistas ao qualificar e proporcionar atendimento digno à comunidade.
Após o desenlace da fita inaugural da nova sede das Promotorias de Justiça de Uruguaiana, os participantes acompanharam o descerramento das placas da Procuradoria-Geral de Justiça e da Associação do Ministério Público, que marcam, oficialmente, o início das atividades do novo prédio da Instituição no município.
Na Promotoria de Justiça de Uruguaiana atuam, além da promotora coordenadora Carolina Barth Loureiro, os promotores de Justiça Cláudio Ari Pinheiro de Mello, Danieli de Cássia Coelho, Diego Correa de Barros e Renata Pinto Lucena. (Por jornalista Catarina Gomes)