Ofensiva contra o tráfico
Uma força-tarefa de segurança pública foi lançada nesta quinta-feira, 4, em São Gabriel. O principal objetivo é o combate ao tráfico de drogas no Município. Participam da iniciativa representantes do Ministério Público, Brigada Militar e Polícia Civil. De acordo com a promotora de Justiça Ivana Machado Battaglin, reuniões semanais definirão estratégias de atuação. “Isso permitirá que permaneçamos em constante contato, trocando idéias e informações úteis para otimizar nossas operações”.
Apesar de ter sido formalizada apenas nesta quinta-feira, a primeira grande mobilização da força-tarefa ocorreu no último dia 23 de maio. Durante ação que se estendeu por toda a madrugada, ocorreu a prisão de um foragido do Presídio de Cruz Alta, além da apreensão de armas brancas e munições. Crianças e adolescentes flagrados em casas noturnas foram encaminhados para suas residências. “Aquela primeira etapa serviu para mostrarmos para a comunidade que as forças públicas estão agindo no combate ao crime e contra a epidemia do uso de drogas, especialmente o crack”, explica a promotora Ivana.
A força-tarefa constituída em São Gabriel terá duração inicial de seis meses, com possibilidade de prorrogações contínuas, de acordo com as necessidades. Além de Ivana Battaglin, participarão das ações, representando o Ministério Público, a promotora de Justiça Lisiane da Fonseca e um Secretário de Diligências.
O Ministério Público solicitou que, para o próximo encontro, seja apresentado um relatório sobre as investigações envolvendo tráfico de drogas em andamento na Delegacia de Polícia local.