Memorial e “Os Caminhos da Matriz”
A partir do último sábado, a capital gaúcha passou a oferecer um novo roteiro de visitas pelo centro cultural de Porto Alegre. Com saída do Palácio da Justiça, grupos de até 25 pessoas visitam o Memorial do Judiciário, o Solar dos Câmara da Assembleia Legislativa, o Palácio Piratini, o Museu Júlio de Castilhos e o Memorial do Ministério Público. E, para encerrar o programa, todos os grupos se reúnem no final da tarde na Praça da Matriz para assistir um espetáculo musical. Neste sábado, 23, o público foi contemplado com a apresentação do grupo Confraria do Sax.
Para a supervisora do Memorial do Ministério Público, promotora de Justiça Mauren Jardim Gomes, além de resgatar parte da história gaúcha, a iniciativa contribui para aproximar o Ministério Público da sociedade, exercendo um papel didático quanto às funções da Instituição e à divulgação dos direitos da cidadania. “Grande parte da história do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre está sediada no entorno da Praça da Matriz”, afirmou a Promotora de Justiça.
Previsto para iniciar às 14h do último sábado de cada mês, com visitas guiadas em que será contada a história de cada palácio, “Os caminhos da Matriz” pretende valorizar os “Tesouros da Praça”, tornando-se um importante ponto turístico da capital.
O funcionário público Alcides Bolzan, que participou dessa primeira edição do roteiro, confirmou os objetivos da iniciativa, argumentando que a visita ao centro histórico cria vínculos e maior respeito pelo patrimônio público. (Por jornalista Catarina Gomes)