Prédios geram inquérito
Em face das informações publicadas em matéria jornalística, o Ministério Público de Passo Fundo instaurou inquérito civil a fim de examinar a situação do Teatro Municipal Múcio de Castro e do Museu Histórico Regional e de Artes Visuais Ruth Schneider. As edificações são integrantes do patrimônio histórico e cultural do Município, mas estão em flagrante estado de deterioração.
A reportagem do jornal O Nacional, no último final de semana, intitulada “Cultura em ruínas”, evidencia o estado de degradação dos locais, o que “faz com que, aos poucos, a memória e a história de Passo Fundo se apague, assim como a tinta descascada que cobre suas paredes”.
O promotor de Justiça Paulo Cirne explica que “o inquérito tem o intuito de que sejam adotadas providências, algumas em caráter de urgência, a fim de restaurar os dois prédios, observando as suas características históricas e evitando que sofram prejuízos estruturais mais graves com o decorrer do tempo”.
Inicialmente, o Ministério Público requereu ao Município que apresente, em 30 dias, um planejamento completo para a recuperação dos prédios, indicando prazos, etapas e formas de custeio das despesas necessárias.
Também foi solicitada à Divisão de Assessoramento Técnico do MP uma vistoria para apontar as obras mais urgentes, assim como outras que sejam necessárias para que as edificações possam ser perfeitamente utilizadas pela comunidade. Além disso, foram pedidas informações à arquiteta Ana Paula Wickert, da Universidade de Passo Fundo, que já elaborou um estudo das obras necessárias a serem executadas nos prédios. (Por Amanda Schneider)