Presídio de Santa Maria interditado
A Justiça Estadual deferiu, nesta segunda-feira, 18, o pedido de interdição parcial do Presídio Regional de Santa Maria. Com a medida, presos dos regimes fechado e semi-aberto, que tenham sido definitivamente condenados por crimes praticados com violência, não poderão ingressar na casa prisional para cumprir pena. O pedido foi feito pelo Ministério Público, através do promotor Antônio Augusto Ramos, no início deste mês.
O Ministério Público tomou essa medida devido à superlotação da penitenciária. O local abriga 479 detentos, mas tem capacidade de acolher 250. O pedido de interdição também foi motivado por questões de segurança. Isto porque o local apresenta deficiências estruturais que colocam em risco a vida dos agentes penitenciários e moradores da localidade.
De acordo com Ramos, esta ação vai oferecer melhores condições de trabalho aos servidores do presídio e os detentos poderão cumprir suas penas com mais dignidade. O Promotor lembra também, que esta ação pode ser revista a medida que o número de presos for reduzido para, aproximadamente, 400 detentos. (Por Matheus Rivé)