Posse de Roberto Pereira terá transmissão pela TV Assembléia
Roberto Bandeira Pereira assume nesta quarta-feira, às 17h, o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul para o biênio 2005/2007. A solenidade de posse, que será transmitida ao vivo, para todo o Estado, pela TV Assembléia, canal 16 da NET, ocorrerá no auditório Dante Barone do Palácio Farroupilha, perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores. A cerimônia contará com a presença do Governador do Estado Germano Rigotto, autoridades federais, estaduais e municipais. Também foram convidados os Procuradores-Gerais de Justiça de todo o Brasil que, amanhã, participam de uma reunião do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
O encontro dos Procuradores-Gerais acontece às 9h, no Palácio do Ministério Público. Na oportunidade, o Chefe do Ministério Público gaúcho reassume a Presidência do Conselho Nacional. Roberto Bandeira Pereira afastou-se do posto em janeiro deste ano para concorrer, novamente, ao cargo máximo da carreira na Instituição. Num ato que representou prestígio e respeito à vontade da maioria da classe, o Governador do Estado ratificou o nome do mais votado horas depois de receber a lista contendo os três candidatos eleitos no dia 19 de março. Roberto Pereira recebeu 557 votos, o equivalente a 94% dos votos válidos.
BIOGRAFIA
Natural de Rio Pardo, Roberto Bandeira Pereira, 41 anos, foi o mais jovem Procurador integrante da carreira a chegar ao posto de Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul. Pertencente a uma família dedicada à Justiça – filho do desembargador Sebastião Adroaldo Pereira e irmão do desembargador Marcelo Bandeira Pereira, e do Procurador de Justiça Miguel Bandeira Pereira –, é casado, tem três filhos, é formado na Ufrgs e possui 17 anos de carreira. Como Promotor de Justiça iniciou sua atuação na Comarca de Iraí. Em Porto Alegre, exerceu a função de Promotor-Secretário, atuou na 6ª Curadoria de Família e Sucessões, nas Varas do Tribunal do Júri, na 2ª Auditoria da Justiça Militar e na 2ª Vara de Acidentes de Trânsito. Passou por Varas Criminais dos Fóruns Regionais da Restinga, Tristeza e Alto Petrópolis, assim como do Fórum Central. Roberto ainda foi Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça. Vinculado a lutas institucionais, também foi, por duas vezes, Vice-Presidente da Associação do Ministério Público. (Jorn. Marco Aurélio Nunes)