Direitos dos animais em pauta
Pode ser considerada necessária e justificável eticamente a utilização de animais saudáveis para fins didáticos e de pesquisa nos meios acadêmicos, submetendo-os ao confinamento e a procedimentos física e psiquicamente dolorosos?
Essa discussão pautará o I Seminário Regional “Direitos dos Animais: O ensino e a pesquisa sem crueldade”, que acontece nesta quinta feira, 14, às 19h, no Auditório do Ministério Público de Pelotas. O evento tem entrada franca.
As palestras ficarão à cargo do promotor de Justiça de São José do Campo/SP, Laerte Fernando Levai, que falará a respeito das considerações jurídicas e éticas da utilização de animais em pesquisas; do biólogo Thales Trez, de Minas Gerais, que discutirá a real possibilidade de haver o ensino sem a utilização cruel dos animais e de Róber Bachinski, estudante de biologia da UFRGS, que fará considerações práticas a respeito desse tipo de estudo.
A realização do seminário é das ONG’s de Pelotas e Rio Grande, SOS Animais e Amigo Bicho & Companhia. O evento conta com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, dos Defensores dos Direitos Animais de Pelotas, do Centro Acadêmico Ferreira Vianna (UFPel), do Hotel Curi Palace e da Seriarte. (Por Paula Graccioli)