Condenado por tentar matar
O Tribunal do Júri de Santana do Livramento condenou nesta quinta-feira, 7, por tentativa de homicídio simples, o homem que atirou contra a ex-esposa. Antonio Diniz Pedroso Sena, 45 anos, foi condenado a quatro anos e três meses de prisão no regime semiaberto. Ele já estava preso preventivamente há um ano na Penitenciária Estadual de Livramento.
O crime ocorreu em 25 de novembro de 2007. De acordo com o promotor de Justiça José Eduardo Gonçalves, que atuou no Júri, o réu aguardou a vítima, Ledir Rosa Martins, no pátio de sua residência e, após uma breve discussão, desferiu um tiro em seu abdômen. O projétil se alojou na coluna vertebral da vítima e, segundo Gonçalves, deixou sequelas na ex-esposa do acusado, que foi obrigada a se submeter a duas cirurgias. A tentativa de homicídio foi cometida na presença de um dos três filhos do casal. O Promotor esclarece que o homem desejava, contra a vontade de Ledir, retomar o casamento, encerrado judicialmente há mais de três anos antes do fato.
Conforme o promotor José Eduardo, três dias antes, em audiência, o réu havia se comprometido a manter distância mínima de 100 metros da vítima, atendendo determinação baseada na Lei Maria da Penha, solicitada pela ex-esposa. “Ele referiu, inclusive, que não possuía armas e que acataria a decisão”, relembra Gonçalves.
Ainda nesta quinta-feira, o Ministério Público recebeu a confirmação do Tribunal de Justiça de outra pena imposta a Antonio Sena, de seis meses de detenção, em função de agressões anteriores cometidas por ele contra Ledir Martins. No entendimento de José Eduardo Gonçalves, “as condenações servem de alerta e exemplo, especialmente em função do acréscimo de casos envolvendo agressões de homens contra mulheres”.