Educação em pauta
O Ministério Público de Passo Fundo realizou recentemente um evento de formação para professores da rede pública estadual e municipal de Pontão, uma das cidades que compõem a Comarca. Como tema geral um assunto cada vez mais latente e preocupante, a violência escolar. A Secretaria de Educação do próprio Município foi quem propôs a iniciativa.
Além dos educadores, participaram Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos, Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogos da cidade. A promotora de Justiça Ana Cristina Ferrareze Cirne iniciou a tarde de palestras e debates falando sobre as disposições do ECA e a Constituição, tendo como foco a rede de apoio social e a sua importância para a comunidade escolar, em especial para a prevenção à drogadição de crianças e adolescentes. Também participou como palestrante, a convite do Ministério Público, a pedagoga Maria Olinda Stein Costa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Passo Fundo.
“Esse evento vem ao encontro de um dos nossos objetivos, que é aproximar o Ministério Público da sociedade, especialmente da rede de proteção de crianças e adolescentes de todas as cidades que compõem a Comarca”, destacou Ana Cristina. Além de Pontão, fazem parte da Comarca de Passo Fundo as cidades de Coxilha, Ernestina e Mato Castelhano.
A relação entre alunos e professores e entre escola e família, foram os primeiros temas abordados. Também pautaram o encontro assuntos como a violência escolar e o bullying, a ficha de comunicação de aluno infrequente e a motivação para o trabalhos dos professores.
A iniciativa faz parte de uma série de eventos que devem prosseguir durante o ano, pois, de acordo com a Promotora, ”o encontro teve grande êxito, já sendo solicitado pelo próprio Município e também por outros, novos eventos dessa natureza”. (Por Amanda Schneider)